Duas semanas para o fim da temporada regular e as 16 equipas que vão aos playoffs estão cada vez mais definidas. A única luta que ainda resta é pelo 8º lugar do Este, entre os Pacers e os Bobcats (os Bucks ainda têm uma esperança, mas, com 5 dos últimos 8 jogos fora de casa e visitas a Miami, Orlando e Oklahoma City, está prestes a desfazer-se).
A Oeste, com a vitória esta noite dos Grizzlies e as derrotas dos Rockets e Suns, a equipa de Memphis ficou com 3 e 5 jogos de avanço, respectivamente, e tem o 8º lugar quase seguro.
Ainda há muita luta pelas posições entre as equipas apuradas e ainda vamos ter muita emoção até ao fim (e cá estaremos para ver!), mas para já vamos avançando com os balanços desta temporada regular.
Para deixarmos o melhor para o fim e terminar o balanço pela positiva (uma questão de karma?), vamos despachar primeiro as energias negativas e começar com algumas das maiores desilusões do ano. Vamos ver as 5 maiores desilusões individuais e as 5 maiores desilusões colectivas. Comecemos pelas equipas que fizeram os fãs ganhar mais cabelos brancos:
As 5 Equipas Que Mais Desiludiram
Bucks
Posso dirigir-vos para este artigo que já escrevemos sobre o ataque desaparecido dos Bucks ou então apontar-vos o recorde de 30-44. Ou o facto de Jennings e Bogut não terem progredido nada. Ou ainda que John Salmons retrocedeu e está a fazer uma época péssima. Ou que Scott Skiles parece ter atingido o prazo de validade em Milwaukee. Seja qual fôr a forma que se olhe para a época dos Bucks, foi um desastre e um grande passo atrás.
Pistons
É uma desilusão que já vem do ano passado e que continua. Joe Dumars adiou a recontrução mais um ano e a equipa continuou neste limbo entre começar de novo e tentar ser competitiva com este grupo de jogadores. Junte-se a isso os problemas de balneário (causados também por esse limbo) e o resultado tem sido penoso. Para os jogadores, para os treinadores e, principalmente, para os fãs.
Atlanta
A pior boa equipa da NBA. Mais uma vez na metade de cima da tabela, para mais uma vez ficarem pelo caminho. Uma equipa mediana que não parece encontrar forma de sair do mediano. Despediram Mike Woodson porque este já os tinha levado o mais longe que conseguia? Se calhar o problema não estava nele. Esta temporada andaram para trás, vão ganhar menos jogos e não parece haver muita margem de progressão para este grupo. É uma desilusão continuarem a ser bons quando se esperava (e era necessário) que dessem o salto para muito bons.
Utah
Um modelo de estabilidade e regularidade nas últimas décadas, apanharam turbulência quando menos esperavam. Começaram bem e pareciam encaminhados para manter o nível do passado mesmo sem Boozer, mas depois tudo se desmoronou. Jerry Sloan retirou-se, Deron Williams foi trocado e a equipa foi por aí abaixo desde então. É tempo de reconstrução. Fãs dos Jazz, apertem os cintos e aguentem, que a turbulência ainda não passou.
Knicks
Com um recorde negativo nesta altura da temporada e a jogar bem abaixo das expectativas? Bem, para alguns será uma surpresa, para outros algo esperado. Não sei se são uma desilusão ou apenas se todo o burburinho e as expectativas altas é que foram despropositados. Mas de qualquer forma, muitas dessas expectativas foram criadas e alimentadas pelos próprios dirigentes dos Knicks, por isso, só por não estarem (será que alguma vez vão estar?) à altura, entram na lista.
Menções (pouco) Honrosas
Charlotte, Minnesota, Sacramento, Phoenix
Estas são desilusões de diferentes níveis, mas nenhuma delas é uma desilusão total, pois no início da época já estavam lá os sinais para o potencial retrocesso e/ou desastre na temporada. Não entram na lista das maiores, porque já eram (umas mais que outras) esperadas.
Washington, Toronto, Cleveland
Estas não desiludiram, porque já todos esperavámos que fossem más.
Amanhã, Os 5 Jogadores Que Mais Desiludiram (e mais umas menções pouco honrosas).