Já passámos o (simbólico) meio da temporada, com o All Star para trás e o prazo para trocas esgotado. Agora, a um mês e meio do final da temporada regular, é tempo das equipas fazerem o último esforço para conseguir atingir os objectivos traçados no início da época. Ou, para alguns, até superá-los. Ou ainda, noutros casos, salvarem o que puderem da época. Vamos então ver o que espera e deseja cada uma das equipas da NBA nestes 44 dias até aos playoffs, começando pelo lado dos Estados Unidos mais perto de Portugal:
Atlantic Division
Boston Celtics - Que Danny Ainge tenha feito a escolha certa. E que os trevos de quatro folhas não os deixem ficar mal e os O'Neals se mantenham livres de lesões até Junho (se ainda estiverem a jogar aí).
New York Knicks - Manter, pelo menos, o 6º lugar da conferência e evitar uma viagem a South Beach (ou Boston) na primeira ronda. E continuar a contar os dias para a free agency de 2012.
Philadelphia Sixers - Que os Knicks não mantenham o 6º lugar e evitarem eles a viagem. Não que ganhem a Chicago, mas só para manterem alguma esperança. Esperam também que os seus jovens (Jrue Holiday, Jodie Meeks, Thadeus Young) continuem a desenvolver-se. E que Evan Turner comece finalmente a fazê-lo.
New Jersey Nets - Que Deron Williams goste da sua nova casa.
Toronto Raptors - Que a época acabe.
Central Division
Chicago Bulls - Que Derrick Rose mantenha a forma de MVP e (porque, com o primeiro lugar na divisão e 3º no Este garantido, não têm mais nada para fazer na temporada regular) lutar por um recorde inédito: ganhar todos os jogos da sua divisão (estão com um recorde de 14-0 e faltam apenas 4 mais jogos frente a equipas da Central Division). E que o Luis Avelãs deixe de falar mal deles.
Indiana Pacers - Agarrar este 8º lugar com unhas e dentes e apurar-se para os playoffs pela primeira vez desde 2005. E que Darren Collison lhes relembre porque o contrataram.
Milwaukee Bucks - Que alguém encontre o ataque da equipa. As buscas continuam.
Detroit Pistons - Entrar em campo com 12 jogadores.
Cleveland Cavaliers - Ver o desejo dos Raptors. E multiplicar por 10.
Southeast Division
Miami Heat - Que o elenco secundário entre em acção. E que Bosh esqueça a sua queda para actor dramático e encarne antes um herói de acção. Dos duros.
Orlando Magic - Que Danny Ainge tenha feito a escolha certa (Dwight ainda se está a rir por saber que já não vai ter Kendrick Perkins a defendê-lo). E que o resto dos jogadores consigam levá-los até esse encontro com o frontcourt de Boston.
Atlanta Hawks - Que o tempo volte para trás e possam pensar melhor em oferecer um contrato de 120 milhões a Joe Johnson. Ou que ele acredite que o tempo pode voltar para trás e começe a jogar como se ainda estivesse a lutar para merecer esse contrato.
Charlotte Bobcats - Que Michael Jordan os salve. Ele fazia isso constantemente em campo, não era? Uuups, ele está num gabinete agora, não é?
Washington Wizards - Que seja inventado o transplante de cérebros e possam trocar o de uns quantos dos seus jogadores.
E amanhã, os desejos e aspirações das equipas a Oeste para o que resta da temporada.