A exibição de Derrick Rose (22 pontos, 12 assistências e 10 ressaltos, o primeiro triplo-duplo da sua carreira) não foi a única exibição excepcional de ontem à noite. No dia em que os Estados Unidos celebraram a memória de Martin Luther King, Blake Griffin não quis ficar fora das notícias e explodiu para 47 pontos frente aos Pacers.
A equipa de Indiana optou por fechar as zonas mais perto do cesto e desafiar Griffin a lançar de meia distância. O rookie dos Clippers não se fez rogado e não só marcou o máximo de pontos num jogo da NBA esta época, como estabeleceu o recorde de pontos dum rookie na história da equipa.
Para mais, ainda o fez com uma eficiência acima da média, precisando apenas de 24 lançamentos de campo para marcar os 47 pontos. Mais surpreendente ainda, com a defesa dos Pacers a conseguir fechar muitas vezes o meio do campo, fez apenas um afundanço.
Para verem todo o reportório ofensivo que Griffin exibiu, aqui têm, em 2 minutos, cada um dos cestos de campo de Blake:
E este artigo de Henry Abbot no True Hoop, revela ainda mais a dimensão do feito: foi apenas a 13ª vez nos últimos 20 anos que um jogador (não apenas entre os rookies, mas entre todos os jogadores) marca tantos pontos com tão poucos lançamentos. Kobe Bryant fê-lo. Iverson e McGrady também. Lebron e Wade fizeram-no duas vezes. Mas muitos outros grandes não o fizeram.
E, comparando a sua época de rookie (até aqui) com a de outros jogadores, os seus números parecem ainda melhores. Griffin está com um PER (Player Eficciency Rating) de 23.26. Apenas dois rookies tiveram um PER melhor: David Robinson e Michael Jordan. Bela companhia. Belo currículo até aqui.