Na NBA, os grandes jogadores decidem jogos. No final duma partida equilibrada, ter um clutch player capaz de tomar conta do jogo e fazer grandes jogadas e grandes lançamentos pode significar a diferença entre uma derrota e uma vitória. Ter um grande treinador também ajuda. E Gregg Popovich é um dos melhores.
Esta semana, no jogo frente aos Bucks, com os Spurs a ganhar por três pontos a 1:27 do fim, desenhou uma jogada brilhante que deu uma vantagem decisiva e decidiu o jogo a favor da sua equipa:
Tudo começou com uma reposição lateral e os quatro jogadores dos Spurs dispostos num quadrado (um em cada canto do garrafão). Tony Parker repôs a bola na linha lateral, passou a Tim Duncan (no topo, do lado da bola) e foi buscar a bola à sua mão, aproveitando o bloqueio de Duncan. Até aqui, uma normal situação de bloqueio directo, pick and roll entre os dois jogadores. Por isso, os Bucks defenderam-no como tal, com o defensor de Duncan, Andrew Bogut, a sair ao caminho de Parker, a dar o tempo de ajuda.
Após esse tempo de ajuda, Bogut, como esperado, tenta recuperar a posição e voltar a Duncan (que, depois do bloqueio, cortou para o cesto). E é aqui que Popovich se torna criativo.
Matt Bonner faz um segundo bloqueio a Parker e George Hill e Ginobili fazem um duplo bloqueio a Bogut na linha de lance livre quando este recupera para o meio do campo. Resultado: Todos os defesas concentrados no topo do garrafão e Parker e Duncan completamente isolados para uma assistência fácil e um cesto ainda mais fácil.
Popovich conseguiu criar uma situação de dois contra zero, num ataque em meio campo, a 1:27 do fim do jogo. Na NBA os grandes treinadores também decidem os jogos. São clutch coaches.