.:[Double Click To][Close]:.

Thursday, January 13, 2011

Terceiro nos três

A noite passada foi uma noite especial para Jason Kidd. Com os quatro triplos que converteu na derrota dos Mavs em Indiana (89-102), passou Dale Ellis e Peja Stojakovic na lista dos jogadores com mais lançamentos de 3 pontos convertidos na história da NBA. Kidd está actualmente em terceiro lugar, com 1722 triplos marcados.


É curioso que Jason Kidd, que nunca foi um grande atirador (34.9% na carreira), esteja tão alto nesta lista repleta de especialistas de longa distância. Mas dois factores explicam-no: primeiro, a sua longevidade. O base dos Mavericks (e ex-base dos Suns e Nets), com 37 anos, está na sua 16ª temporada, mais do que qualquer outro dos jogadores que se seguem no top 10. Já tem muitos anos na NBA a lançar triplos.
Segundo, o facto de não ser um grande atirador acabou por beneficiá-lo, porque os defesas adversários davam-lhe (ainda dão) muito espaço. Assim, Kidd fazia (faz) lançamentos com mais tempo e preparação que especialistas de três pontos, como Ray Allen ou Reggie Miller, que são muito marcados e fazem muitos lançamentos pressionados.

Mas, justiça seja feita a Kidd, esta foi uma área em que ele nunca deixou de trabalhar e melhorou ao longo da sua carreira (de 27.2% na sua época de rookie para 42.5% na época passada, o seu máximo de carreira).

Sempre a subir na percentagem e sempre a subir na lista, mas mais alto não chega, porque os dois primeiros estão ainda a uma grande distância. E podem trocar de lugares ainda esta época (daqui a 34 triplos vamos ter Ray Allen como o melhor de sempre). Aqui fica o top 10 dos jogadores com mais triplos marcados na história da NBA (a bold os jogadores ainda em activo):