Podemos dividir esta temporada em três géneros de equipas: o primeiro é o grupo das que tiveram os resultados (bons ou menos bons) esperados. Este grupo é o maior e nele encontramos a maioria das equipas da NBA (Lakers, Celtics, Mavs, Heat, Thunder, Cavs, Cavaliers, Raptors, etc, etc). Depois temos o grupo das equipas que tiveram resultados abaixo do esperado, um grupo mais pequeno, mas ainda com muitas equipas (que já destacamos no anterior artigo das desilusões da temporada). E por último temos o grupo das equipas que tiveram resultados que ninguém esperava. Este é de longe, o grupo mais pequeno e encontrar cinco equipas que o tenham feito não foi tarefa fácil.
Este número reduzido explica-se pela natureza sempre imprevisível deste feito. Ter resultados acima do esperado, superar as suas próprias capacidades é das coisas mais difíceis de fazer e prever as equipas que o vão conseguir é sempre difícil (ou não fossem surpresas!). A Este apenas uma o fez. Todas as outras estiveram dentro do esperado ou abaixo disso. As outras quatro são do Oeste. E apenas duas delas foram verdadeiramente uma surpresa. As duas restantes estiveram melhor do que se podia esperar, mas não são surpresas totais.
Assim sendo, continuamos então o balanço da temporada regular com As Equipas Que Mais Surpreenderam. Aquelas cujo recorde e posição estão acima daquilo que se esperava no início da época e que deixaram os seus fãs (muito) contentes.
Chicago Bulls
Esta escolha é fácil de perceber e nem preciso de a justificar muito. Já sabiamos que iam ser bons este ano, mas ninguém esperava que fossem tão bons. Primeiro lugar na conferência, a um jogo do melhor recorde da liga. A melhor defesa. Um candidato a melhor treinador (na sua 1ª época). E aquele que é para muitos o melhor jogador da temporada. Em Outubro, nem eles acreditariam que a época ia ser tão boa. A maior e melhor surpresa da temporada.
New Orleans Hornets
Quando o esperado é um desastre, um desempenho razoável é já muito bom. A época da equipa do Louisiana não foi brilhante, mas foi bem acima daquilo que vaticinavam em Outubro. Depois duma offseason em que pareciam ter ficado mais ou menos na mesma, o destino que todos lhes traçavam era ficar de fora dos playoffs. A lesão de David West veio complicar as contas para os playoffs, mas fazerem parte deles já é uma boa notícia para New Orleans.
San Antonio Spurs
Quando parecia que tinha chegado o fim da sua era e se esperava que continuassem a descer, voltam ao topo e foram a melhor equipa mais regular do ano. Apesar dos deslizes recentes, foram sólidos e pareceram rejuvenescidos durante 70 jogos. As lesões abrandaram-nos recentemente e deixaram dúvidas na forma como se vão apresentar nos playoffs, mas ninguém lhes tira o título de melhor equipa da temporada regular. Algo em que ninguém apostava em Outubro.
Memphis Grizzlies
Os Grizzlies continuaram o seu progresso e o seu percurso ascendente. Depois de terem ficado à beira dos playoffs no ano passado, este ano mostraram-se mais fortes e podem acabar numa inesperada 6ª posição do Oeste. Esse progresso não é uma surpresa total (era até o que muitos esperavam), mas a solidez, a regularidade ao longo de toda a temporada e bons resultados frente a algumas das melhores equipas foram uma surpresa (parcial).
Portland Trail Blazers
Continuam a fazer verdadeiros milagres e mesmo com todas as lesões que continuam a persegui-los conseguem manter-se nos primeiros lugares do Oeste. Este ano, praticamente sem contar com Brandon Roy, estão em 6º e são uma das equipas que ninguém quer encontrar na primeira ronda dos playoffs. Surpreendente, mas já o fizeram antes, pela que a surpresa não é total.
Menção Honrosa
Denver Nuggets pós-Carmelo
Merecem um destaque pela forma como superaram a perda do seu melhor marcador. Parecem ainda melhores que antes e, sem Carmelo, são uma das equipas mais em forma e com um jogo mais colectivo da liga. O futuro que lhes previam negro, parece agora bastante luminoso.
A seguir, as maiores surpresas individuais da temporada.